Tecnologia do Blogger.
RSS

Tarefa 3 da Gincana - Fichamentos

Ficha de Resumo – Fichamento 4

PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA GENGIVITE NA PRÁTICA DO TÉCNICO EM
SAÚDE BUCAL

PREVENTION AND TREATMENT OF GENGIVITIS P RACTICE OF ORAL HEALTH TECNICHIAN

SEIXAS, A .R. Prevenção e Tratamento da Gengivite na Prática do T écnico em Saúde Bucal. Revista
Gest ão & Saúde, C uritiba, v.1, n.2 , p. 37-41. 2010 .


O artigo tem como objetivo mostrar a Gengivite e como tratá-la, através de conscientização da população através de técnicos em saúde bucal (TSB).
A gengivite é uma doença que atinge um grande número de pessoas, tem um tratamento simples e não é muito grave, mas existem exceções que onde não há tratamento o caso pode se agravar.
Ela se manifesta através de sangramentos dos tecidos gengivais, onde há a presença do biofilme que se não tratado ou desorganizado causa a inflamação das gengivas.
A gengiva é composta pelo Peridonto, que é classificado em: peridonto de sustentação e de proteção. A gengiva saudável tem uma coloração rósea e possui consistência firme. Já uma gengiva com a inflamação, fica bem vermelha, pode sangrar facilmente e ocasiona inchaços que não provocam dores.
A gengivite é causada pela falta de higienização da boca onde existem bactérias que se grudam nos dentes através de uma película pegajosa que forma o biofilme dentário. O uso dos aparelhos fixos pode acumular restos de alimentos na boca, e com a falta da limpeza bucal pode ocasionar a gengivite.
A gengivite também pode ser mais susceptível em pessoas que possuam disfunções hormonais, exemplo disso: em adolescentes que estão com seu hormônios funcionando bem, em gestantes que sofrem alterações dos mesmos no período da gestação; presente também em pessoas que tem doenças e alterações sistêmicas como diabetes, alterações cardiovasculares e pulmonares, pessoas com o vírus HIV. Pessoas que fumam também tem grande chance de agravo da doença.
Estudos comprovam que a doença está predominante em pessoas de baixa renda e baixa escolaridade, que não possuem acesso a tratamentos odontológicos e aos cuidados bucais.
A genética também tem o seu papel na doença, podem-se ter indivíduos que cuidam da sua higiene e visitam o dentista e ainda assim possuam a predisposição para a gengivite.
O tratamento da gengivite pode ser feito por dois mecanismos: o tratamento mecânico e o tratamento químico. O mecânico é feito por dentistas e também, como se mostra no artigo, pelos técnicos em saúde bucal, onde é retirado o biofilme através de escovações e fio dental, conscientizando o paciente a cuidar da sua higiene bucal. O químico é adotado em pacientes que sejam impossibilitados de fazer o mecânico, e tem tido bons resultados.
Portanto, a gengivite é uma doença muito presente e que pode ser tratada de maneira fácil tanto pelo próprio paciente quanto pelo técnico de saúde bucal (TSB).

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário