Tecnologia do Blogger.
RSS

A fator responsável pela diferenciação no processo de especiação

Esse foi um exercício proposto pelo professor Flávio, onde iriamos identificar matérias relacionadas a genética e evolução em exemplares da revista Ciência Hoje.

Porque o desenvolvimento humano ocorreu com diferentes taxas nos diferentes continentes?


Evidências sugerem agora que de fato existem diferenças constitutivas entre habitantes dos hemisférios norte e sul e que estas podem ter resultado de adaptação seletiva.

As marcas distintas mais aparentes estão ao nível dos genomas da mitocôndrias onde existem o DNA Mitocondrial que além de converter a energia gerada em calor, importante em animais que controlam a temperatura corporal, também viabiliza a contração muscular e outros processos.

A geração de energia nas mitocôndrias dependem de proteínas que compoem, juntas, o chamado sistema de oxidação fosforilativa e parte das instruções para esse processo está contida no DNA Mitocondrial e este pode sofrer mutações e portanto também está sujeito a seleção natural.


Qual teria sido o fator mais importante da pressao seletiva?


Os genes que contêm instruções para a síntese das proteínas do sistema da oxidação fosforilativa são de fato diferentes em populaçoes situadas em latitudes distintas, consequentemente a produção de calor também é diferente.


As mitocôndrias seriam o motor da diferenciaçao no processo de especiação?


Parece que sim, essa é a hipótese de Moran Gershoni da Universidade de Ben-Gurion, eles mostram que a principal contribuição para eventos ligados à especiação pode vir do sistema genético das mitocôndrias. Portanto se em dado momento as mitocôndrias se modificam, pode-se prever que a formação de novas espécies virá mais adiante.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Flávio Furtado de Farias disse...

Muito bom. A Ciência Hoje é mesmo fantástica.
Parabéns pela postagem.

Postar um comentário